Proposta didática

Blog para análise de quadrinhos em vestibulares e concursos, bem como aprendizagem de técnicas de leitura interpretativa. As tiras são publicadas diariamente e as respostas são postadas em atualizações aos domingos. Façam bom proveito e bons estudos.

ACESSE NOSSO OUTRO BLOG:

http://temasparaescrever.blogspot.com

para ler, baixar e analisar temas de redação.

9.19.2011

Duas tiras, três questões.


Questão 1: Em cada uma das tiras acima, há duas personagens: uma que inicia o diálogo e outra que ouve e depois reage. Com base nessas imagens, pode-se afirmar que:
a)  As personagens entenderam a mensagem e reagiram positivamente, pois as mensagens não continham ambigüidades.
b) As personagens de ambas as tiras usaram palavras homônimas que poderiam levar à má interpretação da mensagem.
c)  Ambas as tiras passam a idéia de que a literatura é privilégio de poucos. 
d)  As personagens são pessoas que só conseguem revidar com a força física, diante da incompreensão da mensagem veiculada.
e)  A personagem de uma das tiras espera uma atitude de introspecção do interlocutor; a personagem da outra tira executa literalmente a mensagem do poema.

resposta: letra e.

Questão 2: Os interlocutores das tiras acima guardam, respectivamente, as seguintes características:
a)  Ingenuidade e obediência; indignação e cólera.
b)  Ignorância e simplicidade; cólera e sagacidade.
c) Assombro e inexperiência; intolerância e esperteza.
d)  Calma e sabedoria; indignação e intolerância.
e) Ignorância e desconforto; satisfação e incredulidade.

resposta: letra e.
Questão 3: As onomatopéias da segunda tira referem-se, respectivamente, a:
a)  Escarro, pancada e soco.
b)  Beijo, afago e escarro.
c)  Escarro, afago e revide.
d)  Bocejo, escarro e estouro.
e)  Beijo, soco, grito de guerra. 

 resposta: letra e



Nenhum comentário:

Postar um comentário