Proposta didática

Blog para análise de quadrinhos em vestibulares e concursos, bem como aprendizagem de técnicas de leitura interpretativa. As tiras são publicadas diariamente e as respostas são postadas em atualizações aos domingos. Façam bom proveito e bons estudos.

ACESSE NOSSO OUTRO BLOG:

http://temasparaescrever.blogspot.com

para ler, baixar e analisar temas de redação.

9.18.2011

Mafalda - Quino

Questão: que relação há entre a tira e o contexto da educação atual?
Resposta que nos foi enviada pelo Professor Gustavo Pessoa:

Há uma clara vinculação com a mercantilização da educação no Brasil e na América Latina a partir da década de 70. Tal processo foi e é ignorado pelo aluno inconscientemente, até porque toda propaganda estatal foi palnejada para cortar o fio condutor que poderia eventualmente ligar o aluno a um passado recente, marcado pela hegemonia da educação pública em relação a educação privada. Nesse contexto, penso que a charge revela, numa análise superficial do discurso, a dupla face que educação assumiu em nossos tempos, caracterizada primeiro pela sua condição de serviço, que como tal deve se encaixar perfeitamente nas exigencias da clientela, e segundo pela presença de uma clientela pouco exigente que se relaciona com o processo de modo a se apropriar dos rigores formais necessários para viabilizar o acesso ao mercado.

Na outra ponta percebe-se que a transformação do processo educacional não foi acompanhada de uma transformação do profissional da educação e aqui eu me refiro ao professor, gerando inevitavelmente uma inadequação entre as expectativas do aluno-cliente e o protagonismo que o professor atribui a si próprio nesse processo. Tal inflexão pode ser observada no rigor utilizado pelo professor para apreciar o desempenho do aluno e a frustração do aluno por receber um serviço diferente daquele que esperava.

Um comentário: